top of page
Células.jpeg
celulas.png

Usamos a palavra célula para nos referirmos aos grupos de pessoas que se reúnem fora da igreja (em casas), grupos estes de pessoas que podem ou não pertencerem à igreja, e que tem seus líderes com pessoas que são da igreja. Os encontros costumam ser realizados semanalmente com objetivos diversos.

A muito tempo atrás, houve uma época em nossa igreja que existiram os “grupos de relacionamento”. Eram grupos de pessoas exclusivamente da própria igreja, que se reuniam com o objetivo de criar vínculos, amizades, relacionamentos entre eles. Só que muitos desses grupos, se tornaram excessivamente particulares, fechados, mesquinhos, e acabaram não criando vínculos com outros irmãos. Ficaram de fora: novos convertidos, visitantes, pessoas de fora da igreja, e outros membros da própria igreja. A igreja, ao perceber esse resultado, decidiu implementar tentativas diferentes para mudar isso. Porém, a metodologia para que o grupo continuasse funcionando sempre foi no molde semelhante ao da Escola Bíblica Dominical. A igreja oferecia o conteúdo/os estudos, a serem transmitidos através dos líderes dos grupos, e os líderes acabavam dando uma aula nos lares. A célula se tornou praticamente uma aula de EBD que acontecia dentro das casas.

 

A atual visão celular traz a ideia de que as células devem funcionar como um ambiente de aprimoramento do caráter cristão em todos os participantes (e também dos líderes). Nela a interação de cada participante deve ser possível e estimulada. A célula não deve acontecer como uma sala de aula, onde apenas um “professor” fala o tempo todo. Diferente do que ocorre nas celebrações coletivas (que são os cultos de toda a Igreja reunida), a célula não é um estudo. Apesar de nela, sempre utilizarmos um texto temático, o objetivo será de ouvirmos a opinião, a fé, os sentimentos de cada um e interagirmos uns com os outros. A mensagem semanal será apenas uma ferramenta opcional, porque o objetivo principal será a formação, e ajuda, na fidelidade do caráter de todos os envolvidos à Jesus. A célula também objetivará o serviço cristão. Em seu decorrer de existência devem existir as 4 estações temporais. São elas:


1ª estação: criar vínculos;


2ª estação: atuarem em atividades cristãs juntos (serviços cristãos);


3ª estação: convidarem novas pessoas para a célula ou verificar se existem novas lideranças;


4ª estação: atuarem em atividades cristãs juntos com as novas pessoas ou apoiarem os novos líderes;

Participe de um Célula
Tenho interesse e desejo enviar uma mensagem ao pastor de células:
Selecione as opções

Obrigado por enviar!

Pr_edited.jpg

Pr. Eduardo

Pastor do Ministério de Células.

bottom of page